quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

UM POUCO DE HISTÓRIA...

ORIGAMI

                          A arte de dobraduras de papel tomou no japão o nome de ORIGAMI, mas sua origem é da China continental, e deve remontar, talvez, à própria invenção do papel.
                          O papel como folha acetinada e flexível, foi criado pelos chineses no séc.II a.c e mais tarde levado pelos árabes para o Egito e depois para a Europa.
                          Antes do grande impulso que a invenção da imprensa deu ao fabrico do papel, no séc.xv da nossa era, já os orientais o aplicavam em seu artesanato doméstico, na feitura dos biombos, das lanternas, "abatjours', sombrinhas e dos inconfundíveis leques chineses.
                          Desenvolveu-se, assim, o uso do papel, dando-se a ele uma função como elemento de arte, no aprimorado artesanato doméstico oriental.
                          O artesanato doméstico sempre foi, e ainda é, um imperativo na vida quotidiana chinesa e japonesa e faz parte do currículo escolar no Japão.
                           Esse uso artístico do papel instruir os chineses e deu condições de nascimento à delicada e engenhosa arte de criar figuras que levada ao Japão (no séc.XII,segundo alguns autores) ali tomou o nome de ORIGAMI= dobrar papel, de ORI- do verbo dobrar - e KAMI, papel.
                           Hoje, os origamis nos oferece além do encantamento, a utilidade de uma bela terapia ocupacional pois são empregados em inúmeras atividades: podem transformar-se em enfeites,auxiliar no aprendizado da matemática e das ciências ou simplesmente divertir.
                           Espero que esse espaço traga a você, toda a a magia e harmonia que o origami espalha pelo mundo, através de suas dobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário